Bragança é um Distrito do Nordeste de Portugal, pertencente a Província tradicional de Trás-os-Montes e Alto Douro. Limita ao Norte e a Leste com a Espanha (províncias de Ourense, Zamora e Salamanca) a Sul com o Distrito da Guarda e com o Distrito de Viseu e a Oeste, com o Distrito de Vila Real. Sua área soma 6608 kilômetros quadrados, sendo assim, o quinto maior Distrito português. A sede do Distrito, é a cidade de Bragança. O Distrito de Bragança subdivide-se em 12 principais municípios, a saber:
Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vimioso e Vinhais. Assim como os demais Distritos do Norte de Portugal, este não foge a regra no que diz respeito a sua excelente gastronomia, nomeadamente por seus enchidos (Linguíças, salpicão e alheiras) peixe (em especial o bacalhau a trasmontana) a sopa trasmontana, folares, coelho (preparado de várias formas) cozido a trasmontana, ensopado de carneiro também a trasmontana, rancho de Mirandela a moda antiga, vitela assada na panela e lógico a posta mirandesa (que é espetacular) Toda a região produz um bom vinho, porém em Freixo de Espada à Cinta é produzido um vinho de nome:
Montes Ermos, que é simplesmente magnífico (para confirmar, só provando...)
A seguir, algumas imagens de alguns destes municípios que com certeza, vale a pena conhecer...
BRAGANÇA
MIRANDA DO DOURO
MACEDO DE CAVALEIROS
ALHEIRAS DE MIRANDELA
UMA CURIOSIDADE SOBRE ESTE ENCHIDO TÃO FAMOSO:
Você sabia que as alheiras foram inventadas pelos judeus como artimanha para escaparem das malhas da inquisição?? Como a religião judaica proibe que os judeus comam a carne do porco, os judeus eram facilmente identificados por seus opositores pelo fato de não fazerem os típicos "fumeiros" da região, tão comum com os enchidos de porco. Assim, substituiram a carne de porco por uma imensa variedade de carnes que incluia vitela, coelho, peru, pato, galinha e por vezes perdiz, envolvidos por uma massa de pão que lhes conferia a consistência. A receita acabaria por se popularizar entre os cristãos, mas estes juntavam-lhe a carne do porco. Existem alheiras muito boas por todo o país, no enatnto, as mais afamdas são mesmo da região de Mirandela.
Sem comentários:
Enviar um comentário