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segunda-feira, 9 de agosto de 2010

O CLIENTE TEM SEMPRE RAZÃO??

Já ouvimos muitas vezes esta frase: "O cliente tem sempre razão"!!!!...
E você, comerciante ou não, concorda com a mesma??
Bem, é verdade que em tempos de crise, vemos empresas fazendo os possíveis e impossíveis para fidelizar o cliente, tratá-lo bem (as vezes, mais do que ele merece) e exatamente por causa da "tal crise", temos que por vezes "engolir muitas coisas"...mas pensemos bem: O fato da pessoa ser cliente, deixa de ter direitos para conosco como cidadãos?? Será mesmo que muitas vezes as pessoas tem mesmo de ser antipáticas, grosseiras e deselegantes e SÓ POR SER O CLIENTE pode fazer o que bem entende?? Bem, desculpem meus caros amigos(as), mas EU DISCORDO!!
Recentemente li um comentário de um grande escritor e palestrante brasileiro (LUCIANO PIRES) que descreveu brilhantemente o que penso a respeito. Seu texto de forma resumida, intitulado "Cliente Bom" dizia mais ou menos assim:
"Temos de aprender a recusar clientes! Existem clientes (e não são poucos) dos quais temos de fugir. São clientes que dão prejuízo, nos fazem mal e ocupam o tempo que poderíamos estar dedicando a outras atividades, como regar nosso jardim, por exemplo! Encontrei ao longo da vida, vários tipos de clientes:
- OS CAVALOS; São aqueles que até dão excelentes lucros, mas que ninguém quer atender pois eram grossos demais!
- OS INDECISOS; Não sabem o que querem e são incapazes de tomar uma decisão.
- OS "CAGÕES"; São aqueles que tem medo de assumir responsabilidades. Não dizem sim, nem não e no entanto as vezes não permitem que chegamos as pessoas ligadas a si que REALMENTE decidem, ou seja, impedem que as coisas se resolvam.
- OS MAL EDUCADOS; Aqueles que nos deixam esperando, não retornam as ligações e jamais usam qualquer princípio básico de educação. Alguns até mesmo tem a ousadia de dizer: Os fornecedores/vendedores, são como cachorros, a gente tem que ter um "pra" chutar!!!
- OS SOBERBOS; Geralmente jovens profissionais que ao conquistar algum poder - qualquer poder, passam a "se achar" os reis...e do alto de sua ignorância, desprezam a experiência dos "não-poderosos", geralmente fornecedores ou subalternos.
Pois é, hoje estou vacinado. Já conheço estas feras de longe. A experiência me ensinou que cliente bom é aquele que, além de pagar pelos nossos serviços, se diverte junto conosco, entende que estamos construindo algo positivo, JUNTOS! Cliente bom é aquele que estabelece comigo uma relação de confiança dando a oportunidade de a ela corresponder. Cliente bom é aquele que me deixa satisfeito quando fica satisfeito. Cliente bom é aquele que quer sinceramente meu sucesso. Cliente bom é aquele que eu abraço com vontade. Resumindo, tem cliente que a gente não atende, ENFRENTA!!"
Só tive a dizer depois de ler este texto: BRAVO!!!!!!
Então o que acham? Estarei sendo radical?? Bem, pensem no assunto, vejam se vocês tem clientes deste tipo que vale a pena ou será que é benéfico continuar "tolerando" todo tipo de pessoas que como costumo dizer, são uns autênticos "cavalos batizados!!!!!"
PACIÊNCIA TEM LIMITES!!! Quando na posição de CLIENTE, tratem os fornecedores/vendedores como você gostaria de ser tratado!! Será que é pedir muito?

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