Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

8 DE MARÇO, DIA INTERNACIONAL DA MULHER...

Olá prezados amigos e leitores deste simples blog....
Quem me conhece sabe que eu não sou muito "apologista" de DATAS COMEMORATIVAS, ainda mais, quando nos são "impostas", uma vez que a maioria das datas comemorativas que temos conhecimento e que se comemoram ao redor do mundo, tem algum fundo histórico trágico ou "tenebroso", além de terem sido criadas justamente para "desculpar" a consciência de quem protagonizou ou permitiu as injustiças! (Desculpem pela franqueza) Por exemplo, apenas para citar alguns dias comemorativos que foram criados para relembrar (ou até para se desculpar) acontecimentos trágicos, temos o Dia do índio, do negro /consciência negra, dos escravos, dia da árvore/ou mata, dia da floresta, da criança, enfim...todos com uma história muito triste...mas, hoje quero falar um pouco sobre o Dia Internacional da Mulher! Muita gente não sabe a origem deste dia, alguns até mesmo acham que é a pena sum dia "legal" para dar um bonito presentinho às nossas queridas mulheres, talvez uma caixa com bombons, ou flores, aliás, isto é o que muitos patrões fazem, ou seja, distribuem rosas vermelhas ou pequenos "mimos" às suas empregadas... mas vamos saber um pouquinho da história deste dia? Quem já conhece, vai apenas relembrar....
O Dia Internacional da Mulher, celebrado hoje, 8 de Março, tem como origem as manifestações das mulheres russas, por "Pão e Paz"- por melhores condições de vida e trabalho e contra a entrada e seu país na Primeira Guerra Mundial. Essas manifestações maracaram o início da Revolução de 1917. Entretanto a idéia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do Século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas de mulheres por melhores condições de vida e trabalho, bem como pelo direito de voto. No Ocidente, o Dia Internaional da Mulher foi comemorado no inicio do século até a década de 1920. Na antiga União Soviética, durante o Stalinismo, o Dia Internacional da Mulher tornou-se elemento de propaganda partidária. Nos países ocidentais, a data foi esquecida por longo tempo e somente recuperada pelo movimento feminista, já na década de 1960. Na atualidade, a celebração do Dia Internacional da Mulher perdeu parcialmente o seu sentido original, adquirindo um caráter festivo e comercial. Assim, os empregadores, sem lembrar da origem desta data, fazem o que já mencionei acima com suas empregadas.

Já em 1975, foi designado pela ONU, como o Ano Internacional da Mulher e em Dezembro de 1977, o Dia Internacional da Mulher foi adotado pelas Nações Unidas, para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, mas também a discriminação e a violência a que muitas delas ainda são submetidas em todo o mundo!
E então, agora já sabe o significado deste dia? É sempre bom conhecermos aquilo que supostamente "comemoramos". Sem querer ser crítico e apenas expressando uma simples opinião, sempre achei que ao bebermos água de determinada fonte, é sempre bom saber onde se origina a sua nascente, não acham?

Sem comentários:

Enviar um comentário