Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 23 de março de 2011

CONFUSÃO MENTAL....

A principal causa da confusão mental nos idosos!
Por Arnaldo Lichtenstein, médico:

Sabem quais são as causas que mais fazem os vovôs e vovós terem confusão mental? Alguns dos estudantes do 4º ano de medicina respondem que é "Tumor na cabeça", ainda outros dizem que é por causa do "mal de Alzheimer", mas todos se surpreendem quando conhecem os três motivos realmente responsáveis e que são os mais comuns:
- Diabetes descontrolado;
- Infecção urinária;
- A família passar o dia inteiro no Shopping, enquanto seus idosos ficam sozinhos em casa!!
Parece até brincadeira, mas não é! Os avós sem sentirem sede, deixam de tomar líquidos! Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez. A desidratação tende a se agravar e acaba afetando todo o organismo, causando confusão mental abrupta, baixa a pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos (batedeira), angina (dor no peito), coma e até a morte! Isso não é brincadeira! Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo! Isso faz parte do processo natural de envelhecimento. Portanto, nossos idosos têm menor reserva hídrica. Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem vontade de beber água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não funcionam muito bem, por isso, precisam ser lembrados! CONCLUSÃO:
Idosos se desidratam facilmente, não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seus corpos! E mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho normal das reações químicas e as funções de todo o seu organismo. Por isso, aqui vão dois alertas:
1. O primeiro é para os vovôs e vovós: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se, água, sucos, chás, água de côco, leite, sopas, gelatinas e frutas ricas em líquidos, como o melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O mais importante é, a cada duas horas, "botar" uma boa quantidade de líquido "para dentro". Lembrem-se disso!
2. O segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos para os idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e de um dia para o outro ficam confusos, irritadiços e "fora do ar", atenção!! É quase certo que sejam sintomas decorrentes da desidratação! Então, líquido neles e levem-nos rapidamente para um serviço médico.
O Dr. Arnaldo Lichtenstein de 46 anos, é um médico clínico geral dos Hospital das Clínicas, (São Paulo/Brasil) e professor e colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).
Divulguem estas informações a parentes e amigos, pois podem ser valiosas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário