Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 8 de março de 2011

O BOCEJO...

Já aconteceu de você ver alguém bocejando e bocejar também? Se sua resposta foi "sim" você está dentro das estatísticas. Estudos revelam que 55% das pessoas bocejam até cinco minutos depois de terem visto alguém bocejar. Mas o que está por trás desse fenômeno contagioso?

O bocejo é uma ação involuntária que nos faz abrir bem as nossas bocas e respirar fundo. Até hoje não se sabe exatamente o motivo de bocejarmos, mas existem várias teorias a respeito do assunto. A teoria mais comum, afirma que o bocejo é induzido pelo nosso corpo para obtermos mais oxigênio e eliminar dióxido de carbono. No dicionário, o bocejo está ligado à fadiga, ao tédio e ao cansaço.

A verdade é que o motivo que nos faz bocejar ainda é um mistério, mas sabemos que não somos os únicos: animais como cahorros, gatos e até peixes também bocejam, o que poderia nos levar a crer que o ato de bocejar sirva para algum propósito saudável, um mecanismo necessário para o bem estar do corpo, já que este aumenta a quantidade de oxigênio no organismo e o ritmo dos batimentos cardíacos.
FATOS INTERESSANTES SOBRE O BOCEJO:
. O bocejo dura, em média, seis segundos.
. Os batimentos do coração podem se elevar até 30% durante o bocejo.
. Cegos bocejam mais após ouvirem alguém bocejando.
. Ler sobre o bocejo, faz você bocejar.
. Atletas olímpicos normalmente bocejam antes de uma competição.
(Fonte: Rev. Brasil)

Sem comentários:

Enviar um comentário