Número total de visualizações de páginas

terça-feira, 11 de maio de 2010

CONTINUANDO NAS FRUTAS...

VOCÊ CONHECE O AÇAÍ??


Esta "pérola amazônica" começou a fazer sucesso na década de 80 entre o pessoal que fazia musculação por ser uma fonte de energia e proporcionar vários benefícios à saúde.


O açaí é um antioxidante natural, ou seja, previne o envelhecimento, é rico em fibras e proteínas, favorece o trânsito intestinal e a circulação sanguínea. Ajuda também no combate a diarreia, a icterícia, a cirrose, a anemia e auxilia os tratamentos do fígado!


Servido de várias maneiras, como geleia, suco, sorvete e obviamente na sua forma mais tradicional, na tigela com granola, aveia, frutas, xarope de guaraná e leite condensado, o açaí não faz sucesso apenas no Brasil. Febre nos Estados Unidos, onde em 2007 foi considerado um dos "principais sabores do mercado" é muito apreciado entre os surfistas da Califórnia, é considerado "fashion" em Nova York e já se alastra pela Austrália, Nova Zelândia, Espanha, Holanda, Bélgica, Israel, Japão e aqui em Portugal. A popularização da fruta se deve também a famosa apresentadora norte-americana Oprah Winfrey, que falou do açaí em seu programa e até colocou informações sobre ele em seu site.


Outra curiosidade interessante é que se aproveita tudo desta fruta! Além do suco extraído do caroço, ele ainda é usado por artesãos na confecção de bijuterias, os cachos são utilizados como vassouras, as palmas na cobertura de casas, produção de cestas, tapeçarias, chapéus etc...


Recentemente foi divulgado que a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) desenvolveu em parceria com a Universidade Federal do Pará, um corante natural de açaí para tratamento dentário, que permite a identificação de cáries e outras doenças nos dentes. Este será licenciado para grandes indústrias brasileiras e internacionais e promete muitas vantagens, já que por ser natural, não provoca efeitos cancerígenos. Sem dúvida alguma o açaí é um patrimônio nacional Brasileiro! Se não existe esta fruta em seu País e você pretende viajar ao Brasil, por que não experimenta esta maravilha da natureza? Asseguro que não vai se arrepender! Bom proveito!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário