Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 19 de maio de 2010

POR QUE O BEIJO É TÃO BOM?

Está aí uma coisa que nunca sai de moda quando o assunto é relacionamento: o beijo. Conforme os relatos mais antigos, parece que este gesto de afeição surgiu por volta de 2500 A.C. Seja no rosto, na boca, na mão. Os beijos mais tímidos ou ousados, aquele em alguém que você acabou de conhecer ou um beijo apaixonado. Beijos de mãe para filho, da filha para o pai, de boa noite, de perdão, de adeus, de traição, de "te amo para sempre". São tantos e de tantas formas e até existem algumas tão inovadoras que até assustam, mas a questão é: por que o beijo é tão bom?

As pesquisas científicas mostram que beijar traz sensação de prazer e bem estar, ajuda a aguçar os cinco sentidos, eleva os batimentos cardíacos, pulando de 70 para até 150 batimentos por minuto, aumenta a oxigenação das células, diminui a insônia e as dores de cabeça e até queima calorias! Não se pode dizer ao certo que se trata de um ato instintivo ou cultural, sabe-se porém que o beijo na boca permite a leitura subconsciente das feromonas - substância química que permite um possível reconhecimento da compatibilidade sexual e biológica do parceiro. E a sensação relaxante que se sente após o beijo na boca vem da liberação da substância adrenalina e da endrofina. A 1ª é responsável pelo alívio do estresse e da tensão e a endofilina fica com parte de trazer a sensação de bem estar. Mas, há ainda mais curiosidades sobre o beijo:

- 13 de Abril é o dia do beijo;

- Pesquisas revelam que aproximadamente 97% das mulheres fecham os olhos quando beijam e apenas 30% dos homens fazem o mesmo;

- O ser humano movimenta 29 músculos em cada beijo, sendo 12 dos lábios e 17 da língua;

- Uma pessoa troca cerca de 24.000 beijos durante toda a sua vida;

- O nome da ciência que se dedica a estudar o beijo é filematologia;

É por isso tudo que beijar é tão bom......

Sem comentários:

Enviar um comentário