Número total de visualizações de páginas

domingo, 26 de setembro de 2010

DOMINGO, DIA DE FALARMOS DE PORTUGAL...

VIANA DO CASTELO.
A história desta belíssima cidade começou no monte de Santa Luzia, onde existe hoje uma igreja. Aqueles que quiserem ou puderem, podem subir ao topo do Zimbório para uma vista magnífica! Não longe da igreja encontra-se a pousada de Santa Luzia onde teria sido a antiga povoação e onde se encontram alguns vestígios arqueológicos. Esta povoação foi habitada desde o ano 2000 ac até o ano 1500 dc. O seu declínio veio com a invasão romana que expulsou para o vale os habitantes celtas desta povoação. Com a reconquista "cristã" surgiu um núcleo populacional que deu lugar a freguesia de Santa Maria. A sua privilegiada situação e sua proximidade a uma via medieval asseguraram a economia que se beneficiava das peregrinações a Santiago de Compostela. No ano 1258, Viana foi fundada junto a desembocadura do rio Lima por D. Afonso III. Seu porto foi muito importante durante a época das descobertas, desta vila marinheira partiram muitas embarcações que voltaram repletas de tesouros que enriqueceram a população.
Hoje em dia, Viana do Castelo segue intimamente ligada ao mar, a economia ainda se sustenta nos estaleiros, mas sobretudo nos setores dependentes do turismo, o comércio e os serviços, destaca também a indústria artesã. Esta cidade do litoral Norte se caracteriza por sua combinação de mar, rio e montanha que a converte em um lugar de grande atrativo para um visitante. Além disso é considerada como uma importante cidade monumental, onde destaca o encanto do seu centro histórico.

Curiosidade acerca da origem do nome - Viana do Castelo: Conta-se que um cavaleiro se apaixonou por uma bela princesa. Rondava o castelo de sua amada, vezes sem conta, na esperança de vê-la. Um dia, na varanda mais alta do castelo, viu a princesa, Ana era o seu nome, que lhe acenava. Louco de alegria, o cavaleiro não se conteve e então gritava: "Vi Ana do castelo, Vi Ana do castelo"...
Prezados leitores e amigos, como já havia referido, toda semana publicarei de forma resumida, é claro, pormenores ou curiosidaes de algumas cidades deste belo país. Quando trabalhei com turismo a 8 anos atrás, as pessoas daqui diziam que queriam conhecr a Espanha, a França etc...e eu insistia: "Conheçam primeiro vosso país pois é magnífico!" Estaria errado? Creio que não! Aprendi a apreciar a beleza histórica e natural de Portugal e especialmente todas as cidades por onde passei, que conheci, que fiz amigos, vou publicar algo a respeito. Espero que vocês apreciem e que tenham o mesmo prazer que tenho quando publico tais informações, pois acreditem, aprecio mesmo falar um pouco do que conheço do país. Dedico estas pequenas informações não só para os meus amigos do Brasil, mas para todos aqueles daqui do país que gostam de relembrar um pouquinho de sua história.

Sem comentários:

Enviar um comentário