Número total de visualizações de páginas

domingo, 19 de setembro de 2010

UMA VOLTINHA NO DISTRITO DE FARO...

Faro é um Distrito português, coincidente com a província tradicional do Algarve. Limita ao Norte com o Distrito de Beja, a leste com a Espanha, a Sul e a Oeste com o ocenao Atlântico. Tem 4960 quilômetros quadrados na sua área, sendo o 10º maior Distrito português. A capital do Distrito é a mesma que leva o seu nome: Faro. Está subdividido em 16 municípios (contando com Faro) e os municípios são: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marfim, Faro, Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo Antônio. O Alagarve é a única região portuguesa perfeitamente definida e consequentemente é a única que não tem uma divisão administrativa confusa. O Distrito de Faro corresponde quer à tradicional, quer a moderna região do Algarve e esta constitui também uma única subregião estatística, com o mesmo nome. Se gostar de apreciar alguns vídeos, como sempre sugiro, entre no http://www.youtube.com/ coloque o nome da cidade deste Distrito que pretende conhecer melhor e aprecie algumas das mais belas paisagens de Portugal. A seguir, imagens de algumas cidades deste Distrito:
FARO
ALBUFEIRA
PORTIMÃO
VILA REAL DE SANTO ANTÔNIO
Falando um pouquinho da gastronomia, esta região Algarvia, remonta aos tempos históricos da presença romana e árabe, constituindo a par do clima da região um dos principais pontos de interesse turístico. Os ingredientes utilizados refletem os sabores frescos do mar e os aromas agradáveis e fortes do campo. Desde o famoso Arroz de Lingueirão até os doces Dom Rodrigos, encontram-se maravilhas para todos os gostos. Carapaus Alimados, Perna de Carneiro no Tacho, Xarém, Ervilhas com Ovos à Algarvia, Perdiz Estufada, Polvo no Forno com Entrecosto, Bifes de Atum com Tomatadas, Favas à Moda do Algarve, Gaspacho de Alho, os doces, além do já referido Dom Rodrigos, temos também o Colchão de Noiva, Queijos de Figos e Amêndoas, só para citar apenas alguns! Outro pormenor, por se tratar de uma zona de praias, uma vez que está praticamente banhada pelo oceano, acreditem, em Portugal, é a única região que a temperatura da água é muitíssimo parecida com as praias brasileiras, mais um motivo que esta zona tem tantos turistas e tanta procura. Nem é necessário dizer que VALE MESMO A PENA CONHECER!
Pois bem pessoal, com este Distrito (de Faro) acabamos por concluir o nosso "passeio" pelos 18 Distritos de Portugal! Como é óbvio, foram apenas informações resumidas para que pudéssemos conhecer só um pouquinho deste belíssimo País!! A partir do próximo Domingo, escolheremos algumas das mais famosas cidades de cada Distrito já visto até aqui, para "esmiuçarmos" melhor. Também se meus prezados leitores quiserem saber mais pormenores sobre uma Cidade, Vila ou Aldeia específica, é só solicitar quer pelo blog ou no endereço eletrônico para este fim:
(dasilva-rep.com@hotmail.com) que publicaremos os acontecimentos históricos e detalhes que acharmos os mais interessantes para as mesmas...espero que tenham apreciado.

Sem comentários:

Enviar um comentário