Número total de visualizações de páginas

domingo, 3 de abril de 2011

O CASTELO DE MONSARAZ....

Bom dia, Boa tarde, Boa noite....

Mais uma semana se inicia e desejo a todos de coração, que seja uma excelente semana! Nas coisas de Portugal de hoje, vamos conhecer outro fascinante Castelo....


Uma das maravilhas de Portugal que foi até a final para ser votada como uma das 7 maravilhas (que por acaso já apresentei a vocês aqui neste blog) foi este belíssimo Castelo de Monsaraz! O Castelo de Monsaraz, no Alentejo, localiza-se na Freguesia de Monsaraz, Concelho de Reguengos de Monsaraz, Distrito de Évora. Vizinho ao Rio Guadiana e ao moderno "espelho d'água" da Barragem de Alqueva, ergue-se sobre o Monte Monsaraz, dominando a Vila Medieval e a fronteira com a Espanha. A sua arquitetura militar, mescla elementos medievais e seiscentistas. Acredita-se que a primitiva ocupação humana deste local remonta a um "castro pré-histórico", sucessivamente ocupado por Romanos, Visigodos e Muçulmanos, que obtinham sua subsistência das atividades ligadas a economia agro-pastoril. O Topônimo está ligado a esta última influência uma vez que em protuguês a apalavra xarez (ou xerez) deriva do árabe saris (ou sharish), designando a vegetação de estevas (xaras) então abunadante às margens do Rio Guadiana. O topônimo Monsaraz, desse modo, evoluiu do monte Xarez (ou Xaraz)

No contexto da Guerra da restauração da Independência portuguesa, devido a proximidade ao Rio Guadiana e a fronteira com a Espanha, o Concelho de guerra de D. João IV (1640-1656) determinou a modernização de suas defesas, envolvendo a Vila com muralhas adaptadas aos tiros da artilharia da época. No século XIX, perdida a importância econômica e estratégica, a sede do Concelho passou para a Vila de Reguengos de Monsaraz na planície (1840). A partir de então, a fortificação ficou abandonada, o que causou a ruína de diversos de seus elementos. As fortificações e todo o conjunto da Vila de Monsaraz, encontram-se classificados como Monumento Nacional por Decreto publicado em 02 de janeiro de 1946.

Sem comentários:

Enviar um comentário