Número total de visualizações de páginas

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

CUIDANDO DA SAÚDE...

Já temos falado durante algumas semanas sobre as "trocas" que valem mesmo a pena para uma boa saúde. Vamos continuar hoje com mais duas dicas. Vamos conhecê-las?

9. Picanha por lombo: O porco não é mais gordo que o boi, nem o boi mais gordo que o porco. Tudo é uma questão de corte. Há peças bovinas com menos gordura saturada, caso da alcatra e do filé mignom e há aquelas parrudas, como a picanha e o cupim. O mesmo raciocínio se aplica a carne suína: o lombo é mais magro que o pernil. Mas saiba que há medidas para retalhar o possível malefício de qualquer corte "rechonchudo". "Limpe a peça antes de cozinhá-la, retirando toda gordura aparente", ensina Ana Maria Lottenberg (especialista na área, já mencionada em outras publicações). Até porque, apesar de a gente não ver, altas doses do nutriente, já estão emaranhadas na carne.

10. Manteiga por margarina: Elas mantém uma rivalidade histórica e ainda suscitam debates entre os experts. No duelo em prol de artérias saudáveis, porém, a margarina leva certa vantagem, porque não conta com a famigerada gordura de origem animal e o colesterol. Nos últimos anos, a Indústria tem acrescentado componentes à sua fórmula para torná-la mais benéfica. Entre eles, destaque para os fitosteróis, que facilitam a expulsão do colesterol pelas fezes. "Os produtos enriquecidos com esta substância são indicados a quem já tem colesterol alto" avisa Ana Maria (já mencionada).

Sem comentários:

Enviar um comentário