Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

SABE QUE DIA É HOJE??

22 DE OUTUBRO, É O DIA DO ENÓLOGO!

Apesar de ter um amigo que me diz sempre que basta olhar como o vinho cai ao copo ou taça, para sabermos se é de boa qualidade, os enólogos, são de grande importância!

Enologia é a ciência que estuda todos os aspectos relativos ao vinho, desde o plantio, escolha do solo, vindima, produção, envelhecimento, engarrafamento e venda.
Existem pouquíssimas faculdades de enologia, estando as principais na França e na Itália. Em Portugal, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro ministra a única licenciatura em enologia deste país. Na América do Sul, segundo alguns, a melhor delas localiza-se em Mendoza, Argentina. No Brasil existem três, sendo uma em Bento Gonçalves (Rio Grande do Sul), outra em Petrolina (Pernambuco), ambas oferecidas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET) e a terceira é oferecida pela Universidade Federal de Pelotas (também no Sul) E se você pensa que é simples ser enólogo, está muito enganado, pois as disciplinas de base para a formação de um enólogo incluem a entomologia, fisiologia, matemática, estatística, geologia, botânica, microbiologia, física, marketing, economia, climatologia, química, entre outras. Além das disciplinas voltadas para a prática da enologia como a vinificação, viticultura, marketing de vinhos, operações unitárias relacionadas a elaboração dos vinhos, controle de qualidade e análise sensorial! Pois é, pensou que era só beber uns copos??!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário