Número total de visualizações de páginas

domingo, 24 de outubro de 2010

VISITA AOS CASTELOS...

Bom dia, Boa tarde, Boa noite...
Olá pessoal...iniciamos mais uma semana de informações falando sobre um dos roteiros turísticos mais famosos e belos de Portugal, a visita aos Castelos!
E vamos falar hoje sobre o Castelo de Valença!
O Castelo de Valença foi construido sobre outra edificação medieval que já existia. Se é que se pode lamentar a arquitetura perdida, temos a magnífica construçaõ em pedra que atualmente existe! Do Castelo medieval ainda pode se ver a porta da Gaviarra e o seu arco Gótico interior e as armas de D. Afonso III entre outras marcas medievais.

Este castelo tem uma situação propícia à vigilância do Minho e foi seu baluarte e defesa principal. Vários Reis portugueses, como forma de apoio e de maior reinvidicação territorial, fixaram neste Castelo residência própria para deslocações. Foi de extrema importância na afirmação da nacionalidade, sendo por várias vezes assaltado, por várias vezes conquistado e reconquistado pelos portugueses. O Castelo de Valença como Castelo de fronteira que é com a Espanha, foi um símbolo para quase todos os Reis portugueses que nele deixaram as suas marcas!

Sem comentários:

Enviar um comentário