Número total de visualizações de páginas

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA!

Antes de mais nada, todos os meus estimados leitores sabem muito bem que não sou apologista de discussões à respeito deste ou daquele assunto! Ou seja, o objetivo principal deste simples blog, é a informação. No entanto, como é lógico, existem assuntos "polêmicos"que às vezes nos fazem pensar...como por exemplo, o racismo....este sim, é um tema que posso confirmar o meu desagrado! Esta matéria, é puramente informativa.
No dia 20 de Novembro, comemora-se no Brasil o dia Nacional da consciência negra! E, na verdade, quem no Brasil é "puramente branco?"
Esta data foi incluida no calendário escolar pela lei Nº 10.639, de 9 de Janeiro de 2003, a mesma lei que tornou obrigatório nas escolas de todo o país, o ensino sobre a história e a cultura Afro-Brasileira. É uma data dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na nossa sociedade, não foi escolhida por acaso, já que coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares (defensor dos escravos) Zumbi morreu numa emboscada na Serra Dois Irmãos em Pernambuco (1695), enquanto combatia defendendo seu povo e sua comunidade. Ele representa a luta do negro contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão no período colonial. E o assunto "racismo" sempre trás polêmicas porque estudos realizados pelo IBGE mostram que no Brasil os brancos recebem cerca de 50% a mais nos salários que os negros no desempenho das mesmas funções! O índice de desemprego desses, também é maior. O analfabetismo, a repetência e o abandono escolar, também acontece com mais frequência entre os negros! Por isso, os governantes brasileiros pretendem erradicar a discriminação racial com leis e a conscientização do próprio povo. Para muitos professores, esta situação poderia ser alterada se o Governo investisse numa boa educação de base nas escolas de todo o país, o que permitiria a todos, independentemente de sua cor, as mesmas oportunidades no futuro! Algumas curiosidades:
No Brasil, o racismo é considerado um crime inafiançável e imprescritível, ou seja, é conduta de natureza grave, que não permite ao agressor se livrar da prisão (em flagrante) mediante pagamento de fiança e nem o Estado perde o direito de punir ou de aplicar a punição com o decorrer do tempo! E você o que acha deste assunto? Só para citar as "Sagradas escrituras" em Atos 10:35 diz mais ou menos assim: "
"Em cada nação o homem que teme a Deus, lhe é aceitável!"
Isso nos deixa claro que é realmente uma perda de tempo ficarmos discutindo se este ou aquele povo é superior ou melhor devido a cor de sua pele...Ghandi dizia e muito bem: "Não somos folhas da mesma árvore?" PENSE NISSO.............

Sem comentários:

Enviar um comentário