Número total de visualizações de páginas

domingo, 7 de novembro de 2010

PARA OS AMANTES DA HISTÓRIA....

Bom dia, Boa tarde, Boa noite...
Iniciamos mais uma semana de informações!!! E como sempre, iniciamos bem, falando de história e destas belezas arquitetônicas de Portugal que são os seus Castelos! Já ouviu falar no Antigo Paço Arquiepiscopal de Braga? Vamos conhecê-lo um pouquinho??

Este é um magnífico edifício acastelado de uma beleza ímpar! Importante na história de Portugal, aqui mais de quatro séculos se passaram sobre a dificuldade do diálogo renovador em que Portugal foi o primeiro país a aceitar os decretos formulados em Terento. Quantas horas felizes, ou dramáticas, de glórias ou de desespero foram vividas ao abrigo das ásperas e nobres faces graníticas deste antigo paço!!

Com história que remonta ao período Muçulmano, o Paço sofreu com as lutas das conquistas e reconquistas ao longo dos pertubados séculos da sua história. Foi durante a ocupação muçulmana que abandonado pelos seus bispos, o Paço foi muito estragado durante este período. Depois, foi atacado pelos povos Normandos quando eles vandalizaram Braga! Foi só em 1070 que se iniciou o verdadeiro domínio português e o seu consequente restauro. Estimulado por D. Dinis, ergueu-se o novo Paço em jeito e volume de Castelo, numa bela obra monumental que haveria de perdurar pelos séculos vindouros.

Moradia de muitos bispos, foi acrescentado e remodelado por muitos deles, chegando ao nosso tempo com toda a arte que nele impera!! Todo o conjunto, cuja beleza devia ser exemplo a seguir, por tantas outras obras de recuperação de edifícios e castelos antigos aqui em Portugal!!
Se você aprecia, não deixe de conhecer.....

Sem comentários:

Enviar um comentário