Número total de visualizações de páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

VOLTANDO A FALAR DE HISTÓRIA.....

Bom dia, Boa tarde, Boa noite....
Prezados amigos de leituras, iniciamos mais uma semana de Vida e como é lógico de informações! Continuamos como de costume, para começar bem a semana falando um pouquinho de história. E, nada como falar um pouco da história de Portugal, este belo país com seus surpreendentes Castelos. Hoje vamos conhecer um pouquinho o Forte da Lagarteira ou como alguns preferem chamá-lo, Forte de Âncora. Vamos a isso???

O Forte da Lagarteira, localiza-se no antigo lugar da Lagarteira, atual cidade e freguesia de Vila Praia de Âncora, no Concelho de Caminha, Distrito de Viana de Castelo, no Norte de Portugal. Aliás, como já temos visto em edições anteriores, esta zona devido à sua localização estratégica, tem realmente muitos Castelos e Fortes, uma vez que faz mesmo fronteira com outros países que na altura, tentavam conquistar terras lusas. Sobre uma elevação rochosa na margem direita na Foz do rio Âncora, em posição dominante sobre a praia, defendia aquele porto e povoação pesqueira, como integrante da linha de defesa da Praça-Forte de Caminha!

Construido entre terra e mar, suas pedras revelam histórias de batalhas à muito perdidas na memória e no tempo. Aqui neste Forte, travaram-se batalhas contra romanos, germânicos, sarracenos, gregos, vikings, normandos dentre muitos outros povos que no passado fizeram história. Barcos e gente de pesca abrigaram-se aos lados das suas muralhas inclinadas desta antiga fortaleza que transmite segurança e respeito. Este Castelo assente num leito rochoso, tem sido restaurado estando em boas condições e tem mantido todo o seu aspecto de monumento. Atualmente é utilizado pela marinha que faz uso de seus edifícios interiores. Por isso, quando vier a Viana do Castelo, não deixe de conhecer este belíssimo e histórico Forte!!

Sem comentários:

Enviar um comentário