Número total de visualizações de página

domingo, 13 de fevereiro de 2011

AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL (ELEITAS) PARTE 5...

Bom dia, Boa tarde, Boa noite.....
E, lá vamos nós!!!! Um bom início de semana a todos.....Mais uma vez, ao iniciarmos "e bem" esta nova semana de informações, vamos fazê-la como temos feito, falando das "Coisas de Portugal" e como já temos divulgado ao longo destas últimas semanas, ainda continuamos "curtindo" as 7 maravilhas de Portugal! Hoje, vamos conhecer um pouquinho mais do "Mosteiro dos Jerônimos"

Este Mosteiro, é um Mosteiro Manuelino, testemunho monumental da riqueza dos Descobrimentos Portugueses. Situa-se em Belém, Lisboa, à entrada do Rio Tejo. Constitui o ponto mais alto da arquitetura manuelina e o mais notável conjunto monástico do século XVI em Portugal, além de ser uma das principais "igrejas-salão" da Europa. Os elementos decorativos são repletos de símbolos da arte de navegação e de esculturas de plantas e animais exóticos. O monumento é considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO e em 7 de Julho de 2007, foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal.

Encomendado pelo Rei D. Manuel I, pouco depois de Vasco da Gama ter regressado de sua viagem à Índia, foi financiado em grande parte pelos lucros do comércio de especiarias. Escolhido o local, junto ao Rio em Santa Maria de Belém, em 1502 é iniciada a obra com vários arquitetos e construtores, entre eles Diogo Boitaca e João de Castilho. Deriva o nome de ter sido entregue à Ordem de São Jerônimo, nele estabelecida até 1834. Sobreviveu ao sismo de 1775, mas foi danificado pelas tropas invasoras francesas enviadas por Napoleão Bonaparte no início do século XIX. Inclui, entre outros, o túmulo de D. Manuel I e sua mulher, D. Maria, D. João III e sua mulher, D. Catarina, D. Sebastião, D. Henrique e ainda os de Vasco da Gama, de Luís Vaz de Camões, de Alexandre Herculano e de Fernando Pessoa. Após 1834, com a expulsão das ordens Religiosas, o templo dos Jerônimos foi destinado a Igreja Paroquial da Freguesia de Santa maria do Belém. Numa extensão construída em 1850, está localizado o Museu Nacional de Arqueologia. O Museu da Marinha, situa-se na Ala Oeste. Além disso, integrou em 1983, a XVII Exposição Européia de Arte, Ciência e Cultura. Nem preciso dizer, que é um dos lugares que vale mesmo a pena conhecer.....

Sem comentários:

Enviar um comentário