Número total de visualizações de páginas

domingo, 18 de abril de 2010

COMO SERIA A VIDA DE UM PAÍS SEM IMIGRANTES?

DISCUSSÕES, DEBATES E PROTESTOS, O ASSUNTO TEM GERADO GRANDES CONFLITOS DE OPINIÕES PELO MUNDO.

Alguns países da Europa conheceram o que é uma greve de imigrantes. Durante um dia inteiro, os estrangeiros deixaram de trabalhar e consumir, para provar o quanto é importante e fundamental o papel do imigrante na sociedade. A idéia do protesto foi manifestar indignação por algumas posições políticas que tentam qualificar e criminalizar os imigrantes e seus decendentes.

Será que alguém, hoje em dia, consegue visualizar um país sem estrangeiros? Sem mão de obra imigrante? Vários acontecimentos tem mostrado ultimamente que o preconceito contra o imigrante tem atingido graus cada vez mais elevados e agressivos. Como aconteceu há vários trabalhadores temporários africanos em Rosarno, na região da Calábria, no sul da Itália. Estão expulsando os estrangeiros com violência.

Este foi um dos fatores determinantes para que o manifesto acontecesse. Um dia sem imigrantes:24 horas sem empregadas, babás, agricultores, operários, enfermeiros estrangeiros, tinha como fundamento conscientizar que o estrangeiro não deve ser olhado como uma "coisa" descartável e sim como uma contribuição na manutenção e no funcionamento de toda e qualquer sociedade. É bem verdade que a crise tem levado a questão para um lado irreal da situação, atribuindo ao imigrante a culpa de todos os problemas e despertando sentimentos de ódio e repulsa, provocando a expulsão dos imigrantes como forma de resolver a crise.

Na França, a ação teve um grande impacto, o que parecia apenas uma provocação, reuniu mais de 45.000 pessoas na paralização! Considerando que grande parte representa trabalhadores ativos, o país sentiu muito o manifesto.

Vale refletir sobre o verdadeiro papel do imigrante na sociedade. Se mais países aderirem a essa idéia, a economia sofrerá um grande choque.

Sem comentários:

Enviar um comentário