Número total de visualizações de páginas

segunda-feira, 26 de abril de 2010

DICAS DE UM BOM CHURRASCO...

Uma das melhores formas de relembrar o Brasil é reunir os amigos e fazer um bom churrasco. Mas, como se faz um bom churrasco? Aponte ai algumas dicas interessantes:


CHURRASQUEIRA - O ideal é preparar a carne em uma churrasqueira tradicional de carvão. A grelha deve ficar aproximadamente a 15 centímetros do fogo para que a carne seja grelhada da melhor forma. Para quem não tem disponibilidade de uma churrasqueira de carvão, há modelos portáteis, elétricos e a gás, que podem ser bons substitutos. Atenção, pois nos modelos a gás, a carne deve ficar mais próxima da fonte de calor, ou seja, cerca de 10 centímetros, enquanto nas elétricas o ideal é uma distância de aproximadamente 25 centímetros.


CARNE - É importante tomar alguns cuidados na hora de comprar a carne. Os cortes de boi deve ter uma cor entre o vermelho e o rosado, evitando peças muito escuras, que provavelmente ficaram muito tempo no gelo. Há diferenças de tonalidade, normamlmente os cortes mais suculentos (como a picanha ou fraldinha) são mais avermelhados, pois são mais irrigados com o sangue. É bom também testar, com as mãos a maciez da carne. A carne de porco, por sua vez, tem tonalidade mais clara e precisa estar mais macia que a do boi, no geral. Importante: não é recomendada a utilização de carne de animais recém abatidos, pois só após a refrigeração os processos de higienização estarão completos.


QUANTIDADE DE CARNE -Os especialistas calculam que a quantidade de carne por adulto deve ficar entre 300 a 400 gramas. Se houver uma maior variedade de tipos, é melhor colocar um pouco mais, para evitar que determinado corte se esgote antes dos demais. Esse cálculo leva em conta que haverá acompanhamentos, como arroz, saladas e farofa.


OUTROS ACOMPANHAMENTOS GRELHADOS - Frutas e legumes grelhados são uma boa opção de acompanhamento, mas não deve ser levado ao fogo no mesmo espeto que as carnes, pois tem tempo de cozimento mais rápido e podem ressecar. Para evitar o ressecamento, é bom pincelar os alimentos com óleo e levá-los ao fogo em separado. Os alimentos mais recomendados para acompanhar o churrasco são cebola, pimentão, beringela, banana e abacaxi.

Está dito!

Sem comentários:

Enviar um comentário