Número total de visualizações de páginas

domingo, 25 de abril de 2010

CONCLUINDO O PASSEIO....


Ainda no Distrito, há a simpática cidade de Fafe, uma das primeiras cidades que conheci em Portugal e acreditem, em questão de Vinho Verde, sei que todo o País tem zonas com este vinho de boa qualidade e me descumpem se não concordam mas, ainda não bebi vindo "caseiro" verde melhor do que aqui em Fafe! Para acompanhar este bom vinho, uma vitela assada, característica da região, é imperdível! Cidade de gente simples, honesta e franca, com o pessoal de fafe, não se brinca, podem ter a certeza, o que eles tem de dizer, é na cara!




E para concluir o resumo das principais cidades do Distrito, não podemos esquecer de falar de Barcelos!

Cidade com uma gastronomia também muito parecida com a que já publicamos aqui, por ser mesmo da região, além de ser muito antiga, tornou-se famosa pela lendária história do "Galo de Barcelos" ....com certeza que todos conhecemos, para aqueles que não conhecem, é assim:


"Um peregrino galego que saia de Barcelos em peregrinação a Santiago de Compostela, foi acusado de ter roubado umas pratas de um propietário e condenado ao enforcamento. Num apelo final, pediu um encontro com o juiz, que se preparava para comer um galo assado. O galego jurou que, como prova de sua inocência, o galo se levantaria do prato e cantaria. O juiz empurrou o prato para o lado e ignorou o apelo. Todavia, quando o preso estava a ser enforcado, o galo se levantou e cantou. O juiz compreendeu o seu erro, correu para a forca e descobriu que o galego se salvara graças a um nó mal feito. De acordo com a lenda, o galego voltou anos mais tarde para esculpir o "Cruzeiro" do Senhor do Galo, agora no Museu arqueológico de Barcelos"


Esta lenda está associada ao cruzeiro seiscentista que faz parte do espólio do Museu arqueológico de Barcelos... Vale a pena conhecer....


Não é a toa que esta imagem é uma das mais famosas aqui de Portugal, o famoso GALO DE BARCELOS


Sem comentários:

Enviar um comentário