Número total de visualizações de página

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

21 DE JANEIRO, DIA MUNDIAL DA RELIGIÃO....

Você sabia disto? Pois é, hoje, 21 de Janeiro é considerado o Dia Mundial da Religião! Mas, o que é Religião?
A Wikipédia por exemplo, tem uma boa definição, "RELIGIÃO (do latim "religio"usado na Vulgata que significa prestar culto a uma divindade, ligar novamente, ou simplesmente religar) é um conjunto de crenças sobra as causas, natureza e finalidade da vida e do universo, especialmente quando considerada como a criação de um agente sobrenatural ou a relação dos seres humanos ao que eles consideram como santo, sagrado, espiritual ou divino." Muitas religiões tem narrativas, símbolos, tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida. Elas tendem a derivar em moralidade, ética, leis religiosas ou em um estilo de vida preferido de suas idéias sobre o cosmos e a natureza humana. A palavra religião é por vezes usada como sinônimo de fé ou crença, mas a religião difere da crença pessoal a medida em que tem um aspecto público. A maioria das religiões tem comportamentos organizados, incluindo as congregações para a oração, hierarquias sacerdotais, lugares sagrados e/ou escrituras.
Como é do conhecimento de todos nós, Karl Marx, na Crítica da Filosofia do Direito de Hegel, obra publicada em 1884, disse a célebre frase: "A religião é o ópio do povo". Você pessoalmente, o que acha? Acredita que a religião tem ajudado ou piorado as condições no mundo? Tem ajudado as pessoas a lidarem com seus problemas, medos e anseios ou tem levado as pessoas a uma vida sem rumo e a deriva?
Outro pormenor, com tantas religiões e seitas no mundo atual, se você acha importante seguir uma delas, afinal o homem tem essa necessidade de buscar a Deus, a um "ser superior", uma "divindade", então, sendo assim, qual delas seguir? É curioso que o maior homem que já viveu na Terra, Cristo, disse certa vez algo que vale a pena refletirmos sobre o assunto. Ele disse: "Entrai pelo portão estreito porque larga e espaçosa é a estrada que conduz a destruição e muitos são os que entram por ela, ao passo que estreito é o portão e apertada é a estrada que conduz à vida e poucos são os que o acham" (Evangelho de Mateus 7:13,14) Ou seja, existem dois caminhos, um certo e um errado, mas a pergunta persiste: Como saberemos qual é o caminho certo? Ora, seguindo a linha de raciocínio do Cristo, ele disse que "Toda árvore boa, produz fruto excelente, mas toda árvore podre, produz fruto imprestável" (Mateus 7:17) Isso significa que podemos sim, saber o caminho certo a seguir, analisando os "frutos" ou as ações da religião que queremos seguir, bem como a atitude que os lideres da mesma tem em relação ao que é certo ou errado, de acordo com aquilo que afirmam acreditar! Parece que é complexo, não é mesmo? Mas acreditem que não é.....

Sem comentários:

Enviar um comentário