Número total de visualizações de páginas

domingo, 16 de janeiro de 2011

AS 7 MARAVILHAS DE PORTUGAL (ELEITAS)

Bom dia, Boa tarde, Boa noite....
Neste início de mais uma semana de informações, como sempre fazemos, vamos falar das "Coisas de Portugal" e, como já fizemos na semana passada, neste e nos próximos inícios de semana, vamos falar daquelas 7 maravilhas de Portugal que foram realmente eleitas de forma justa! Apesar de sinceramente achar que descrever "apenas" 7 maravilhas, com tanta coisa maravilhosa aqui, é um pouco injusto...mas, tinha que ser este número, por isso, não há o que fazer. Hoje, vamos falar um pouquinho de uma delas, o Palácio da Pena....(Apesar de já termos falado um pouco da história deste Castelo no mês de Outubro do ano passado, hoje vamos de forma resumida lembrar alguns pormenores...vamos a isso?)

O Palácio Nacional da Pena, ou simplesmente conhecido como o Palácio da Pena ou Castelo da Pena, situa-se na histórica Vila de Sintra e representa uma das melhores expressõs do Romantismo arquitetônico do século XIX no mundo. Em 7 de Julho de 2007, foi eleito como uma das 7 maravilhas de Portugal sendo aliás o primeiro Palácio romântico da Europa, construido cerca de 30 anos antes do carismático Castelo de Neuschwanstein da Baviera.

Conhecendo um pouco a sua cronologia:
. Século XII - Construção da Capela de N. Sra. da Pena (penha, penedo)
. 1503 - Manuel I de Portugal faz a doação do Mosteiro de N. Sra da Pena à ordem de São Jerônimo.
. 1755 - O grande terremoto de 1755 causa severos danos ao Mosteiro, que a partir de então, conhece um período de decadência.
. 1838 - Após a extinção das Ordens religiosas no País (1834), o imóvel é adquirido por Fernando II de Portugal.
. 1842-1854 - O antigo Mosteiro é recuperado e é edificado o "Palácio Novo", sob orientação de Fernando II, sua esposa Maria II de Portugal e do barão Von Eschwegw.
. 1889 - O Palácio e o Parque onde se inscreve, são adquiridos pelo Estado Português.
. 1910-1912 - Após a Proclamação da República Portuguesa, o Palácio é convertido em Museu.
. 1995 - A Serra de Sintra onde se localiza o Palácio e o Parque da pena, é classificada pela UNESCO como Paisagem Cultural, Patrimônio da Humanidade!!
Então, depois deste pequeno resumo, não acha que vale a pena conhecer esta maravilha?

Sem comentários:

Enviar um comentário